David Teles Ferreira

aqui vou publicando o que vou escrevendo

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Marraquexe



Marraquexe. A cidade vermelha. Para mim é rosada, o que só lhe aumenta o encanto. Fui lá parar uma vez e deixei-me ficar. Gostei da luz, dos sons, do ambiente. Poderia ter ficado a viver em Marraquexe se não fosse o mar. A ausência do mar. Sempre tive que sentir que tinha o mar perto. Havia o deserto ali ao lado, claro. Mas, embora o adorasse, não me causava a emoção do mar. Gostei de lá viver, no entanto. Naquele minúsculo quarto no cimo do prédio, demasiado quente, que tinha escolhido pelas vistas e pela sensação de segurança. De um dos lados avistava (e cheirava) uma zona de preparação e tingimento de peles e o meu entretém, quando o cheiro permitia, era ver aqueles desgraçados naquele trabalho duríssimo. Mas os tanques coloridos e as peles a secar lembravam uma pintura abstracta. O resto do dia passeava pelo souk, ia ver as novidades à Fnac Berbere, supremo exemplo do humor marroquino, e acabava numa esplanada sobranceira à praça Djemaa el Fna a observar o movimento. A ver como as motoretas conseguiam não colidir umas com as outras. Uma vez vi passar uma carregada de caixas se ovos e quase desejei que tivesse um percalço. Fiz amizade com alguns comerciantes do souk e acabei a passar tardes nas suas lojas a fumar chicha, a beber chá e a vê-los endrominar modestamente os turistas. Digo modestamente porque nunca os enganavam na qualidade do produto, de que muito se orgulhavam, mas apenas no preço. Era gente simples e generosa. Com um deles fiz uma viagem ao deserto. Conheci velhos berberes que nunca tinham saído da sua aldeia, mais do que algumas viagens à cidade mais próxima, mas eram mais sábios que muitos doutores.  No regresso passámos em Ait Ben Haddou e apaixonei-me pelo sítio. Fiquei lá uns dias só a deixar-me embeber do espírito das ruínas e em meditação. Lá o tempo não passa. Parece que não precisamos de nada. Quase nem de comer. Se não se tivesse acabado o dinheiro acho que ainda hoje lá estava. Voltei a Marraquexe só para arrumar o saco e partir.

Sem comentários:

Enviar um comentário